segunda-feira, 21 de maio de 2012

O amor é sua estrada mas o caminho é o tempo

Se um dia alguém te perguntar sobre um perfume de mulher
Não esqueça o beijo
o batom,
o palavrão educado,
e o tapa
No espaço inverossímel dos lábios...
espelho da mulher...
dos olhos...Janela da menina.
O amor é sua estrada mas o caminho é o tempo.
Sobre você o sol vai nascer.
Então pare, olhe e ouça o grito,
Que não sei se precisas soltar...
Ana Machado - Grande Poetisa Potiguar

Numa madrugada navegando pelas redes sociais... um amigo, desses que encontramos pelo caminho e torna-se lastimável não poder sorver de sua sabedoria mais vezes, publicou este singelo poema. Um poema que parece trazer alguns dos questionamentos levantados pelo feminismo.

O pequeno trecho "O amor é a sua estrada mas o caminho é o tempo" nunca resumiu tão bem a minha concepção do feminismo. Isso porque esse caminho, nada mais é, do que a eterna luta da mulher em busca de amor, um amor que é livre, lhe compreende e lhe permiti o gozo da completa autonomia... pra escolher seus papéis... pra seguir suas vontades... e o feminismo é isso... a eterna busca da afirmação da mulher enquanto ser humano e não como adversária dos homens, mas sim adversária do machismo que lhe tolhe as possibilidades. 
 
Mas como toda mulher esta imersa na época em que vive, principalmente em suas amarras, o caminho é o tempo. A busca desse amor não ocorre senão aos espinhos da estrutura social, das pessoas impregnadas na ignorância, ou do fanátismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário