quarta-feira, 17 de março de 2010

Um começo

No último sábado, dia 13 de março, aconteceu a cerimônia que marcou oficialmente a minha entrada no mercado de trabalho e o abandono do campus universitário e do sentimento de pertencimento a uma massa, uma verdadeira classe social que reune os incontavéis jovens universitários brasileiros.
De certo, mesmo antes da cerimônia que me outorgou o grau de Bacharel em Direito, os dissabores do ingresso em uma nova profissão já eram sentidos, contudo, lembrar da conclusão desse curso é sobretudo lembrar de uma história de amadurecimento e principalmente de muitas conquistas.
Das muitas palavras dirigadas aos formandos nessa ocasião, uma pequena frase da Profa. Márcia me chamou atenção, porque vinha reforçar a resistência que deveriamos demonstrar diante dos percalços de todo início de uma nova profissão, a querida mestre citou que o conhecimento é um mecanismo de libertação, independentemente das limitações que nos sejam contrapostas e que nós contrariem durante o exercício da profissão, a liberdade de opinião, dos pensamentos e percepções fica preservada. Isso simplesmente significa que no seu íntimo, o seu conhecimento nunca poderá lhe ser tirado ou encarcerado, proibido.
O Direito na minha vida teve esse papel, ofereceu a libertação para muitas amarras e nesse processo provocou o amadurecimento e o desenvolvimento de habilidades que eu não imagina ter. A abertura ao conhecimento, de qualquer forma, seja fazendo um curso superior, lendo uma revista, um livro, é sinônimo de libertação, mas que também gera responsabilidade, mas isso é assunto para outro post ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário