quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Meu Feminismo

Meu Feminismo é uma descoberta recente de mim mesma. Há quem diga que o Feminismo é nada mais que um discurso decadente ou ainda um discurso de ódio aos homens visando a sua destruição. Muito pelo contrário, o Feminismo não trata de homens e sim de mulheres, e de como essas mulheres reagem numa sociedade controlada por homens.
Mas, longe do discurso acadêmico, meu ingresso no Feminismo foi acontecendo ao longo do tempo... num puro instinto de aproximação por afeição. Já fazia parte da minha identidade a luta pelos direitos das mulheres, pela igualdade num sentido positivo, entretanto eu não me identificava como feminista.
Mas por que isso? Medo de que sobre mim fossem impressos o esteriótipo de rancorosa mal-amada, pelo simples fato de questionar a disposição dos organismos sociais sob a pespectiva machista?
Não. Diante dessas situações resgato a força e rebato os mais sórdidos argumentos que os fracos buscam para enfrentar rispidamente as coisas que não entendem. Procurando uma cura para todo esse sentimento de deslocamento que acomete uma pessoa que não se enquandra nas regras do jogo, eu encontrei o Feminismo. Ou melhor, eu encontrei repostas, mais perguntas e outras repostas de como lidar com esse sentimento derivado da inconstância de ser uma mulher feminista numa sociedade machista e desigual.
Verdadeiramente, meu Feminismo parte de uma afirmação bem sólida: quero gozar da liberdade de ser eu mesma sem responder a nenhum padrão. Subverter os padrões de feminimo e masculino considerados normais e corretos, apresentando idéias, habilidades e gostos  que a sociedade historicamente negou as mulheres.
Várias mulheres reunidas em torno da solidariedade instigada por esse tema deram origem ao Blogueiras Feministas, que inicialmente era apenas um espaço para diálogo entre feministas e aos poucos está assumindo um mote de cyberativismo. Ressaltando-se que não se trata de um clube da luluzinha, pois são aceitos homens e mulheres simpáticos a temática feminista, do qual tenho orgulho de fazer parte.
Então, fica o convite para aqueles que quizerem visitar o blog do grupo, acompanhar as discussões e tecer seus comentários.

2 comentários:

  1. Adorei o post Geo! Muito bom ter uma companheira de grupo perto! Não vejo a hora do encontro para nós discutirmos as questões locais, tô doida para te perguntar um mooooonte de coisas! \o/
    bjs Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Encontrando o feminismo e mulheres que pensavam e sentiam como eu, eu aprendi a me amar e não me sentir tão mal com minha "esquisitisse"
    adorei o blog :)

    ResponderExcluir